OSSANHA

 

É a divindade das folhas e das plantas medicinais. Considerado o orixá médico. Os filhos de ossanhã são pessoas de caráter equilibrado, que controlam seus sentimentos e emoções e não são influenciáveis.


Dia da semana: segunda-feira
Cor: verde e branco
Número de Axé: 14, 70, 370, etc.
Comidas: couve passada na panela com dendê (epô) e farofa
Guias: 07 contas brancas e 07 contas verdes
Ferramentas: corrente, búzios, moeda, canivete, muleta.
Ave: galo arrepiado e casal de galinha d'angola
Pombo: escuro
Quatro - pé: cabrito baio
Peixe: pintado.
Lugar de oferendas: mata ou cruzeiro
Sobrenome dos Orixás: Guê, Ebi, Tola, Olobomi, Dilá, Dupé, Erumalé, Oruele, Ologumani, Tae, Edemi, Iborô, Talabi, Emi-cô, Guiní, Bomí, Dei, Omioã.
Bicho de estimação: cágado e formiga.
Função: demanda, doença.
Fruta: pitanga, abacate, figo.
Flor: cravo
Característica: dono da mata tem uma perna só.
Apelido: perneta
Ervas: pitangueira, arruda, eucalipto cheiroso.
Parte do corpo que Ossanha rege: pé e pernas.
Doce: doce de figo.
Saudação: Eu Eu
Dia do ano: 25 de abril.
Também chamado de Ossãe, Ossaim ou Ossanhe. Considerado a Divindade da medicina, por guardar consigo os segredos místicos e curativos das folhas e plantas. Patrono dos aleijados, pois tem uma só perna, é representado portando uma muleta, objeto que lhe é consagrado.Quando este Orixá vem ao mundo, usando da possessão de filho, fica dançando horas numa perna só, sem colocar o pé no chão, o mostram o poder do orixá e a confirmação da possessão, pois ninguém conseguiria dançar tantas horas apoiado numa só perna.

Ossanha representa a sabedoria ancestral do homem, que permite o domínio da natureza. Em quase todos os fetiches e axés feitos para a saúde invoca-se o Ossanhã, que além de ser o orixá da cura também é de índole bondosa e jamais deixaria de atender um pedido.

Características Positivas: Reservados, estudiosos, sinceros e obedientes, dono de grande poder de persuasão, os regidos por este Orixá, são sensitivos, equilibrados e não confiam facilmente nos outros a fim de preservar seus segredos, pois são extremamente misteriosos e não são influenciáveis. Cientistas natos adoram criar e descobrir coisas novas.

Características Negativas: São feiticeiros, são traiçoeiros, misteriosos, capazes de qualquer maldade para ter aquilo que querem. Não fazem muitos amigos, nem suas amizades são duradouras, são volúveis e raramente bem sucedidos no amor.

Lendas

Cada divindade tem as suas ervas e folhas particulares, dotadas de virtudes, de acordo com a personalidade do deus. Lydia Cabrera publicou uma lenda interessante, sobre a repartição das folhas entre as divindades:

"Ossanha havia recebido de Olodumaré o segredo das ervas. Estas eram de sua propriedade e ele não as dava a ninguém, até o dia e que Xangô se queixou à sua mulher, Oiá-Iansã, senhora dos ventos, de que somente Ossanha conhecia o segredo de cada uma dessas folhas e que outros deuses estavam no mundo sem possuir nenhuma planta. Oiá levantou suas saias e agitou-as impetuosamente. Um vento violento começou a soprar. Ossanha guardava o segredo das ervas numa cabaça pendurada no galho de árvore. Quando viu que o vento havia soltado a cabaça e que esta tinha se quebrado ao bater no chão, ele gritou: 'Ewé O! Ewé O!' ('Oh! As folhas! Oh! As folhas!'), mas não pôde impedir que os deuses as pegassem e as repartissem entre si".

Segundo uma lenda recolhida por Bernard Maupoil, quando Orunmilá veio ao mundo, pediu um escravo para lavrar seu campo; comprou-lhe um no mercado; era Ossanha. Na hora de começar seu trabalho, Ossanha percebeu que ia cortar a erva que curava a febre. E então gritou: 'Impossível cortar esta erva, pois é muito útil.' A segunda curava dores de cabeça. Recusou-se também a destruí-la. A terceira suprimia cólicas. 'Na verdade', disse ele, 'não posso arrancar ervas tão necessárias.' Orunmilá, tomando conhecimento da conduta de seu escravo, demonstrou desejo de ver essas ervas, que ele se recusava a cortar e que tinham grande valor, pois contribuíam para manter o corpo em boa saúde. Decidiu, então, que Ossanha ficaria perto dele para explicar-lhe as virtudes das plantas, das folhas e das ervas, mantendo-o sempre ao seu lado na hora das consultas.